Embratur, MTur e MPor relançam o programa “Conheça o Brasil Voando”

O número de assentos também cresceu e a oferta será de 29,8 milhões, 12% a mais que o disponibilizado no ano passado. A ação faz parte da renovação da estratégia federal para ampliar e diversificar a malha aérea brasileira. Fotos: Roberto Castro/MTur

O programa ‘Conheça o Brasil Voando’ contará com novas rotas e maior conectividade, oferecendo 3,2 milhões de assentos extras.

A Embratur, os Ministérios do Turismo (MTur) e de Portos e Aeroportos (MPOR), em parceria com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) e companhias como Latam, Gol, Azul e Voepass, firmaram nesta segunda-feira (11) um protocolo de intenções para renovar o programa “Conheça o Brasil Voando”. A iniciativa, assinada em Brasília, busca fortalecer o Turismo nacional e aumentar a conectividade aérea com destinos brasileiros, incentivando o fluxo de turistas domésticos e internacionais.

Com a nova fase do “Conheça o Brasil Voando”, a frota das companhias aéreas será personalizada com adesivações que destacam destinos brasileiros e incluirá mensagens promocionais de destinos nacionais durante os voos. O programa também incentivará o “stopover” — paradas intermediárias que permitem ao passageiro visitar uma cidade antes do destino final, ampliando a experiência de viagem e conectando mais regiões brasileiras ao turismo nacional e internacional.

Para Marcelo Freixo, presidente da Embratur, essa expansão é uma estratégia essencial para mostrar ao mundo o potencial turístico do Brasil além dos destinos tradicionais. “As companhias aéreas têm um papel fundamental em atrair turistas estrangeiros, e essa renovação do protocolo é uma importante ferramenta de comunicação. Se nossas aeronaves podem comunicar melhor, isso significa mais empregos e desenvolvimento em cada destino, promovendo o turismo como motor de um desenvolvimento sustentável”, afirma Freixo.

Celso Sabino, ministro de Turismo, destacou a importância de fortalecer o turismo interno, lembrando que o programa lançou 90 novos voos no último ano. “Hoje, nosso objetivo é incentivar o brasileiro a explorar o país e ampliar as conexões internas, possibilitando o acesso a regiões estratégicas. Muitos dos voos lançados durante a alta temporada de 2023 continuam em operação, mostrando que a demanda é sólida e merece ser atendida ao longo do ano”, disse Sabino.

Renato Rabelo, gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Abear, ressaltou que a democratização do transporte aéreo é essencial para o desenvolvimento do Brasil e que o programa reafirma o compromisso social da aviação. “Essa renovação reflete a importância estratégica do turismo e da aviação para o nosso futuro. Democratizar o transporte aéreo é fortalecer o país”, destacou Rabelo.

Durante o evento, Sabino anunciou um incremento de 50 novos voos na alta temporada, entre dezembro e fevereiro, oferecendo 3,2 milhões de assentos a mais que no ano passado, um aumento de 12% na capacidade. Esse total representa 29,8 milhões de assentos que serão oferecidos pelas companhias aéreas no período.

Os novos voos incluem conexões internacionais da Gol para Bogotá (Colômbia), San José (Costa Rica), Cancún (México) e Aruba, além de voos extras da Latam partindo de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador. Já a Azul lançará um voo entre Belo Horizonte e Miami (EUA) e conexões de Assunção (Paraguai) para cidades brasileiras como Campinas, Curitiba, Florianópolis e Recife.

Por: O Mundo Diplomático