Quem é Rodrigo Manga, prefeito de Sorocaba que ficou famoso nas redes sociais e entrou na mira da PF por desvios na saúde

Rodrigo Manga (Republicanos) durante posse na Câmara de Sorocaba — Foto: Renata Giron/Prefeitura de Sorocaba

Rodrigo Manga (Republicanos), um dos alvos da operação contra desvios na saúde, assumiu a prefeitura em 2021, depois de dois mandatos como vereador. Em 2025, ele ganhou fama com vídeos chamativos, usando desinformação, que lhe renderam milhões de seguidores.

O prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), um dos alvos da Operação Copia e Cola, que cumpre mandados de busca e apreensão em uma investigação de desvio de verba na área da Saúde nesta quinta-feira (10), assumiu a prefeitura em 2021, após vencer as eleições municipais de 2020, depois de dois mandatos como vereador na cidade.

Manga ficou conhecido nacionalmente depois de investir e viralizar com vídeos chamativos com tom de humor nas redes sociais, usando desinformação, que, inclusive, estão sendo questionados pelo Ministério Público, para falar da cidade – e destacar as obras de seu governo.

Com isso, ele ganhou milhões de seguidores nas redes sociais e o apelido de prefeito tiktoker.

Manga foi reeleito prefeito de Sorocaba no primeiro turno das eleições municipais de 2024, quando recebeu mais de 263 mil votos válidos, o que corresponde a 73,75%. O prefeito publicou nas redes sociais uma nota de agradecimento informando que foi a “maior votação para prefeito da história de Sorocaba”.

No entanto, a informação corresponde aos números brutos. Já na votação proporcional, o mais votado foi o ex-prefeito Vitor Lippi (PSDB), quando recebeu mais de 242 mil votos válidos em 2008, o equivalente a 79,35%.

Antes disso, Manga (apelido que vem de uma variação do sobrenome Maganhato) já ganhava destaque na TV e internet em Sorocaba. Ele era vendedor de veículos em uma rede de lojas no Centro da cidade e começou a ficar popular ao aparecer em vídeos anunciando os veículos. Manga também é formado em marketing.

Prefeito ‘tiktoker’

'Melhor cidade do Brasil'? Prefeito de Sorocaba usa técnicas de marketing e desinformação para viralizar vídeos — Foto: Instagram/Reprodução

‘Melhor cidade do Brasil’? Prefeito de Sorocaba usa técnicas de marketing e desinformação para viralizar vídeos — Foto: Instagram/Reprodução

Desde de janeiro deste ano, os vídeos do prefeito divulgando obras feitas pela sua gestão, sempre finalizando com a frase “vem morar em Sorocaba, vamos fazer a melhor cidade do Brasil para se viver”, ganharam milhões de visualizações nas redes sociais.

O bordão fez muitos influenciadores – e até empresas em campanhas na internet – usarem o assunto em alta para engajar nas redes sociais. No entanto, especialistas ouvidos pelo g1 analisaram os discursos, que utilizam técnicas de marketing e desinformação, como uma “busca incessante por reconhecimento”.