Tatuzão da Linha 6-Laranja chega à Estação Maristela, Zona Norte de SP

Obras da Linha 6-Laranja na região central de SP. Foto: Governo de SP

Futura estação é a penúltima do lado norte e tuneladora segue agora rumo à Estação Brasilândia.

O Tatuzão Norte, que opera nas obras de implantação da Linha 6-Laranja, chegou à Estação Maristela na tarde de terça-feira (12). A estação é a penúltima do ramal, localizado na zona norte da capital. O equipamento, após as devidas manutenções, seguirá para a última estação, Brasilândia, que já possui o túnel interligado com o Pátio Morro Grande, responsável pelas manobras e manutenção dos futuros trens da linha.

A Estação Maristela está localizada no Jardim Maristela e terá terminal de ônibus interligado ao metrô. O ponto de parada também estará ao lado do Hospital Municipal da Brasilândia, uma das referências em saúde na região.

As obras da Linha 6-Laranja estão com 58% de conclusão e o cronograma, previsto pelo Governo de SP, segue sendo cumprido. Desta forma, no segundo semestre de 2026, será entregue o primeiro trecho do ramal, entre as estações Brasilândia e Perdizes. Já em 2027, o segundo trecho, da Estação Perdizes a São Joaquim, interligando a zona norte ao centro da cidade e conectando com a linha 1-Azul do Metrô e as linhas 7, 8 e 9 de trens urbanos.

Com 15,3 quilômetros de extensão e 15 estações, a expectativa é que a Linha 6-Laranja transporte mais de 630 mil passageiros por dia entre as estações Brasilândia e São Joaquim, reduzindo para apenas 23 minutos este trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de 1h30.

Além disso, essa é a maior obra de infraestrutura em execução atualmente na América Latina. O empreendimento é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha Universidade (Linha Uni), com geração de mais de dez mil empregos.

SP nos Trilhos

O projeto Linha 6-Laranja faz parte do programa SP nos Trilhos do Governo de São Paulo, que prevê a expansão do transporte de passageiros por linha férrea no estado, incluindo projetos de trens intercidades (TICs), trens metropolitanos, metrô e VLT (Veículos Leves sobre Trilhos). O objetivo é viabilizar um transporte ainda mais eficiente, seguro e sustentável, promovendo melhorias na mobilidade para milhões de paulistas.

O programa busca fomentar o uso da malha ferroviária existente no estado, especialmente em trechos ociosos ou com baixa capacidade, além de incentivar soluções sustentáveis, conectando a capital ao interior e ao litoral. Isso significa mais investimentos, geração de emprego e renda, e incentivo ao turismo.

Atualmente, o SP nos Trilhos conta com mais de 40 empreendimentos, com estimativa de investimento superior a R$ 190 bilhões e mais de 1 mil km de malha férrea.

Por: Agência SP