Secretaria de Educação entrega prêmio do concurso Professor Inovador 2025

Premiação do Concurso Professor Inovador 2025 no Teatro Municipal Glória Giglio, reunindo educadores, autoridades e projetos que transformam a sala de aula. Fotos: Lucas Souza

Professores de Osasco são reconhecidos por projetos que unem criatividade, tecnologia e impacto real na aprendizagem.

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Osasco realizou quinta-feira, 27/11, no Teatro Municipal Glória Giglio (Avenida dos Autonomistas 1.533, Vila Campesina), a premiação do Concurso Professor Inovador 2025. Participaram do ato o secretário da Pasta, José Toste Borges (representou o prefeito Gerson Pessoa), a secretária executiva de gestão escolar, Izilda Aparecida Orlando, a secretária executiva de gestão pedagógica, Alessandra Cornaglia, vereadores, professores e familiares dos que concorreram aos prêmios.

As inscrições para o concurso se deram de forma individual nas categorias educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA/MOVA). Foram premiados 15 professores, sendo 5 na Educação Infantil, 5 no Ensino Fundamental e 5 na Educação de Jovens e Adultos/MOVA.

Os cinco professores classificados em cada categoria receberam certificado equivalente a um curso de 30 horas. Além disso, foram classificados mais 15 professores, independente da modalidade, por ordem decrescente de nota a partir do 16° até o 20° lugar. Cada vencedor recebeu um cheque simbólico, com valores entre R$ 8 mil (quinto colocado) e R$ 15 mil (primeiro lugar).

José Toste Borges agradeceu aos que se inscreveram para o concurso e os parabenizou pelas inovações em sala de aula visando a melhoria na qualidade de ensino da cidade.

Na categoria Ensino Fundamental, por exemplo, a professora Amanda Moreira dos Santos Oquendo Nogales, da Emeief Osvaldo Quirino Simões, ficou em primeiro lugar com o projeto “Planto, Cuido, Observo e Aprendo!”, voltado à educação ambiental

O trabalho foi desenvolvido com os alunos dos segundos anos B e C e tem como finalidade o aprendizado significativo sobre plantio, germinação, cuidado, observação, gêneros textuais, bem como matemática na prática. Tudo isso através da interdisciplinaridade, cujo objetivo foi unificar os conteúdos do semestre com o projeto. Os alunos se envolveram ativamente em todo o processo. As famílias também contribuíram e participaram de todo o projeto.