Evento é promovido pelo Instituto Confúcio na UNESP.
A Mostra de Cinema Chinês de São Paulo chega à sua décima edição, com o tema “Uma janela para a China”. Através de diversas perspectivas, cada filme exibido é uma janela para a sociedade chinesa, elevando a tela de cinema a um espaço de preservação da memória e da cultura.
Os longas serão exibidos gratuitamente entre os dias 9 e 19 de outubro na sala Spcine Lima Barreto do Centro Cultural São Paulo — CCSP, na Rua Vergueiro, 1000 — Liberdade, São Paulo, SP.
Segundo o Instituto Confúcio na UNESP, que organiza a mostra, “cada filme do festival contribui com uma sequência visual única, compondo um mosaico do espírito da China contemporânea. Esses filmes tecem a “Rota da Seda” cinematográfica. A luz projetada nas telas do cinema guarda os códigos culturais de cada imagem, garantindo que as narrativas permaneçam vivas e pulsantes no diálogo sino-brasileiro”.
As sessões são sequenciais e iniciam às 15:00. Confira a programação completa no site oficial AQUI.
Sobre os filmes
Entre os filmes de realismo social, O Monte Invisível retrata, com autenticidade documental, a conquista do Everest por um alpinista cego, enquanto Impacto grava em movimento dinâmico as intensas lutas de um time de rúgbi marginalizado. Trending Topic expõe a linha tênue entre verdade e ficção na era das tendências virais, e Deixe o Barco Partir reflete as rupturas geracionais em meio à urbanização através das águas ondulantes de Jiangnan. Juntas, essas obras constroem um prisma da China contemporânea por meio de linguagens cinematográficas distintas.
Nas narrativas que abordam questões do feminino e da família, A Estrada de Li Hong acompanha o despertar de uma mulher comum diante da repressão, enquanto O Amor de Mu Mu transforma gestos silenciosos da linguagem de sinais na poesia de uma família surda. O meu pequeno eu reflete as complexidades da vida adulta pelo olhar de uma criança, já Eu e Minha Mãe Adolescente utiliza o deslocamento temporal para aproximar gerações com um humor rebelde. Essas histórias traçam, por meio de retratos íntimos, o espectro das experiências pessoais.
A inovação de gênero se destaca com Leopardo das Neves, em que as paisagens do planalto tibetano condensam a coexistência sagrada entre caçador e fera, e com Boonie Bears: O Retorno do Futuro, que combina a animação e a fantasia com a ficção científica na mais recente aventura do trio da floresta.