Maior animação da história, filme chinês Ne Zha 2 chega ao Brasil em 2025

Ne Zha renasce com poder e propósito em sequência épica que conquistou o mundo. Cena de batalha aérea em Ne Zha 2 mostra o alto nível técnico da animação chinesa. Foto: Divulgação (Ibrachina)

Com US$ 2 bilhões em bilheteria, o épico chinês chega ao Brasil com visual arrebatador, mitologia profunda e a missão de transformar o mercado de animação.

Com US$ 2 bilhões arrecadados globalmente, Ne Zha 2 se consagrou como a animação mais lucrativa da história do cinema em 2025, superando produções como Divertida Mente 2, da Disney. Sua estreia no Brasil, prevista para segunda semana de setembro de 2025, marca um momento histórico para a exibição de filmes orientais no país, distribuído pela A2 Filmes com versões dubladas e legendadas.

Inspirado no romance épico “Fengshen Yanyi” (A Criação dos Deuses), o filme continua a saga mitológica iniciada com “Ne Zha” (2019). A trama acompanha os personagens míticos Ne Zha e Ao Bing, que sobrevivem como espíritos após uma catástrofe e buscam reconstruir seus corpos com ajuda do mestre Taiyi Zhenren e do Lótus Sagrado. Essa narrativa, que combina destino, identidade e fraternidade, ressoou globalmente, transformando o filme em um símbolo de orgulho cultural na China.

Sucesso usou técnicas inovadoras

A animação emprega sequências de combate aéreas que “quebram a mentalidade do movimento horizontal”, com detalhes em arte tradicional chinesa (artefatos, bordados, armas) e efeitos comparados a grandes produções de Hollywood.

Originalmente lançado no Ano Novo Chinês de 2025, o filme capitalizou o período de alta frequência às salas na China. Custou US$ 80 milhões e arrecadou US$ 1,8 bilhão apenas no mercado doméstico.

Os críticos destacam o equilíbrio entre humor, emoção e ação, atraindo até públicos não habituais de animação. Rapidamente se tornou um fenômeno de crítica e audiência, gerou milhões de dólares em merchandising, iniciando uma verdadeira “febre” de consumo de produtos associados ao filme.

Sucesso pode se repetir no Brasil

Ne Zha 2 já estreou em mais de 40 países, incluindo Japão, Coreia do Sul, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Alemanha, Reino Unido e Rússia. Sua chegada ao Brasil é aguardada como um evento cultural. Existe muito hype entre mídias especializadas, já vista nas redes sociais.

A distribuidora A2 Filmes confirmou o lançamento durante o 16º Show de Inverno em Campos do Jordão , destacando planos de marketing focados na riqueza mitológica do filme.

Especialistas projetam que, em caso do sucesso se repetir no mercado brasileiro, isso poderá impulsionar a exibição de produções asiáticas em circuitos comerciais, além de ampliar o acesso educativo à mitologia chinesa, com temas como autoconhecimento e superação.

Por: Ibrachina